sexta-feira, 26 de junho de 2009

Recuperação da margem do Córrego Urubu

Vista da margem do Córrego Urubu a ser recuperada, em tempo de chuva.

Vista atual, início da seca, com trabalho de recuperação em processo.

A ocupação do Córrego Urubu remonta pelo menos a época da construção de Brasília. Na cachoeira do Urubu, por exemplo, havia uma pedreira que forneceu material para a construção da cidade.
Apesar da micro-bacia ser uma área ainda razoavelmente preservada, em muitos pontos podemos perceber a degradação da paisagem original. A mata ciliar em muitos locais ao longo do curso d’água já não existe, o que provoca desbarrancamento e assoreamento como, por exemplo neste local da foto acima.
Este processo é reversível, demanda trabalho. E é isto que vai acontecer, a partir do próximo sábado, dia 27/06, a partir das 8 h.
Sob a coordenação de Juan Sugasti, engenheiro agrônomo e morador da região há mais de 15 anos, e com o apoio do WWF-Brasil, será realizado um trabalho de recuperação de trecho da margem direita do córrego, um pouco abaixo da cachoeira.
Todos estão convidados a colaborar, acompanhar, aprender e ensinar.






sexta-feira, 19 de junho de 2009

Berço do Urubu - Viveiro Comunitário

Esta terra vermelha é o berço do Berço do Urubu - Viveiro Comunitário do Córrego do Urubu.
A moça na foto é a Elisa Marie, que está coordenando sua implantação. É ela quem conta:
“O Viveiro Comunitário do Córrego do Urubu começou a nascer devido a uma parceria da comunidade com o projeto Água como Matriz Ecopedagógia, que há 6 anos contribui com o cuidado das águas dos Núcleos Rurais vizinhos dos córregos do Palha e do Jerivá. Este Projeto doou toda a estrutura necessária para a construção do viveiro, como por exemplo, sombrite, madeiras, brita, areia, cimento, tijolos.
Além disso, contamos com a colaboração do WWF-Brasil para que este viveiro tenha força para crescer e instrumentos para funcionar. A força vem da mão-de-obra especializada para a construção de um viveiro de boa qualidade. E os instrumentos são todos aqueles itens necessários para a produção das mudas: pá, enxada, carrinho de mão, adubos, sementes.”

O parquinho ao fundo é parte do Sítio Beija-flor, onde será instalado o Berço.
As mudas produzidas serão utilizadas para a recuperação de áreas degradadas na micro-bacia do córrego.
No dia 05 de julho, domingo, pela manhã, haverá um evento/mutirão de inauguração.
Participe!
Aguarde a divulgação da programação.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Lugar Lindo é Lugar Limpo!

Os dois containers, que vieram se somar ao latões para o material reciclável, no Posto de Coleta Seletiva do Portal das Águas do Núcleo Rural Córrego Urubu.
Um deles foi comprado com o dinheiro arrecadado dos moradores – o que demonstra a capacidade de mobilização da comunidade - o outro foi com o apoio do WWF-Brasil ao Projeto Urubu Limpo.
Desafio: Vamos manter este local limpo?