quarta-feira, 29 de julho de 2009

Curso de Prevenção aos Incêndios Florestais

No dia 26 de julho, pela manhã, foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal um curso de prevenção de incêndios florestais, no Portal das Águas, um dos acessos principais à micro bacia do Córrego Urubu.

O Administrador do Lago Norte 'vestiu a camisa' do Salve o Urubu!

Promovido pelo Movimento Permanente de Preservação do Córrego Urubu, este evento teve o apoio da Oca do Sol e da Administração do Lago Norte, especialmente de sua assessoria de imprensa, que colocou o evento na mídia, atraindo a cobertura da Rede Record e da TV Globo: Salve o Urubu!

Nós na mídia...

Algumas dicas:
As causas:
• A maior parte dos incêndios florestais é causada pelas pessoas, por descuido ou mesmo por vandalismo.
Para a prevenção de incêndios:
•Fazer aceiros – capina do mato ao redor da área que deve ser protegida, com duas vezes e meia a altura da vegetação.
•Evitar a queima de lixos e a queima para limpeza do mato. Se for inevitável, avise aos bombeiros e faça um aceiro em torno.
Combate ao fogo:
•Antes de tudo de tudo, acione os bombeiros! Ligue 193.
•Evite principalmente combater o fogo à noite, pois os riscos são muito maiores.

Vamos formar uma brigada voluntária no Córrego Urubu? O Corpo de Bombeiros oferece a formação, para um grupo mínimo de 20 pessoas, maiores de 18 anos. Se você tem interesse, escreva para o salveourubu@gmail.com

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Histórico - Lançamento da Eco-bacia

No dia 07 de junho de 2008 o Movimento Salve o Urubu! organizou um evento para celebrar a Semana do Meio Ambiente – o lançamento da Ecobacia do Córrego Urubu.
Ser humano e natureza convivendo em harmonia
A proposta de Eco-bacia desenvolvida pela comunidade entende a microbacia hidrográfica como um espaço onde as pessoas buscam uma convivência harmoniosa com a natureza, por meio da gestão participativa dos recursos naturais e da adoção de
tecnologias que viabilizem a ocupação sustentável do solo.
Neste encontro estiveram presentes o Superintendente do Ibama – Francisco Palhares, o Presidente do IBRAM – Gustavo Souto Maior, o administrador do Lago Norte e a Administradora do Varjão, entre outras autoridades.
A atividade principal do evento foi a inauguração do Posto de Coleta Seletiva na entrada do Portal das Águas, como parte do Projeto Urubu Limpo, que promove a destinação adequada dos resíduos sólidos produzidos na região. Os parceiros da Central de Reciclagem do Varjão também marcaram presença.
O mapa da ecobacia - estava disponível para as pessoas se situarem: onde está você?
Outras atividades
Um café da manhã organizado por e para as pessoas da comunidade recebeu os convidados.
O Corpo de Bombeiros fez demonstrações de como evitar o fogo e de como combatê-lo, as crianças participaram de um jogo orientadas por uma representante do Greenpeace, o pessoal do Seu Estrelo trouxe seu maracatu candango e o grupo Grito de Liberdade, do Mestre Cobra, apresentou uma roda de capoeira e de danças afro-brasileiras.
À tarde, ainda houve uma oficina de compostagem, para o aproveitamento do ‘lixo orgânico’.
Este evento contou com o apoio do WWF-Brasil e das Administrações do Lago Norte e do Varjão.
O maracatu do Seu Estrelo e Fuá de Terreiro veio para animar a festa.

O grupo Grito de Liberdade abriu a roda para fechar as apresentações.

A galera do Salve o Urubu! em dia de gala.






sexta-feira, 17 de julho de 2009

Monitoramento das Águas

Beto e o kit utilizado no monitoramento
Uma das ações do Movimento Salve o Urubu! que tem se realizado de forma mais permanente e contínua é o Monitoramento das Águas, coordenado pelo Umberto Techmeier – o Beto. Esta ação, em parceria com a ONG Amigos do Futuro e a Fundação SOS Mata Atlântica, tem acontecido regularmente desde o março de 2008, todos os meses.
A idéia é que as pessoas da comunidade acompanhem este monitoramento para conhecer as condições em que se encontram as águas do Córrego e possam cuidar melhor de sua preservação. Os resultados podem ser acompanhados no site www.rededasaguas.org.br/observandoosrios - cadastro de análises – observando o Paranoá.

Beto no Viva a Mata, em São Paulo

Este trabalho tem contribuído também para dar visibilidade ao Movimento.
Por exemplo, fomos convidados a apresentar os resultados desta pesquisa e outras ações do Salve! no café da manhã da Frente Ambientalista Parlamentar em 25 de março deste ano, na Câmara dos Deputados.
E, mais recentemente, o Beto participou do evento Viva a Mata 2009, realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de maio.
A coleta do material está sendo efetuada em dois pontos: um mais perto da nascente, na Chácara da D. Joana e outro mais perto da foz, na cachoeira do Urubu.
O próximo monitoramento deverá acontecer no dia 09 de agosto, às 9h, e o ponto de encontro é a cachoeira.


Ah! segundo as leituras efetuadas até agora a qualidade da água do nosso Córrego está 'razoável'.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Mutirão do Berço do Urubu - Viveiro Comunitário


Dia 5 de julho foi o dia do Mutirão de construção do Viveiro Comunitário – o Berço do Urubu.

Trabalho, comilança, brincadeira - ação na construção:
E teve bom!



Tinha tijolo para enfileirar, portal para assentar... (emoldurada pela porta a Elisa, que comandou a festa; ao fundo o Beto, que tem estado à frente do Monitoramento das Águas e tem marcado presença constante nos mutirões)

...‘Sombrite’ para costurar ... (e a Raquel pensava que tinha ido apenas pegar o casaco esquecido pela mãe...)


... Saquinhos para encher e transportar... (Juan, Chandra e Lila em ação)

... Pão para o corpo e para o 'espírito' (Vidya confere a cartilha produzida pela Elisa)


Para quem não conhece, essas são as sementes do mogno (e quem apresenta é o Franco)

E, para finalizar, as muitas crianças que estiveram por lá, plantaram as sementes que, se Deus quiser, irão brotar e nos ajudar ao córrego preservar.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Histórico - Lançamento do Salve!

Roda do Rio Abierto, na noite do dia 22, na Chácara Muricy

O grupo de teatro do Varjão, que fez todo mundo rir com O Auto da Barca do Inferno.
Em setembro de 2009 o Movimento Permanente de Preservação do Córrego Urubu – Salve o Urubu! completa dois anos de vida.
Seu lançamento foi na Festa da Primavera de 2007- 24 horas no ar. De lá prá cá muita coisa foi feita – muito ainda há que se fazer. Vamos aos poucos neste blog recuperando esta história.
Neste primeiro evento algumas autoridades estiveram presentes, como o Superintendente do IBAMA, o Presidente do IBRAM e o Administrador do Lago Norte.
Na ocasião, a D. Joana adotou uma das muitas nascentes da região, que ela protege aliada aos seus orixás, no terreiro de Logun Edé.
A festa começou na noite do dia 22, na Ch. Muricy - teve teatro com um grupo do Varjão, teve yoga, contato improvisação, roda do Rio Abierto...
Pela manhã do dia 23, o palco foi a cachoeira do Urubu: apresentamos a região e o Movimento às autoridades presentes e realizamos plantio de árvores, oficina de origami e de arte-reciclagem.
À tarde houve um debate com o pessoal do Projeto Água como Matriz Eco-pedagógica, da UnB e tudo terminou em canto, com o Coral das Águas, na Oca do Sol.