quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Jóias do Córrego Urubu

Saíra-cabocla

Quem mora na micro-bacia do Córrego Urubu tem o privilégio de morar em um espaço ainda rico em bio-diversidade. Flora e fauna deslumbram os apreciadores.

Daniel Lavenére é morador da região há mais de dois anos. Fotógrafo de primeira e apreciador das aves que gorjeiam por cá, emprestou algumas fotos para esta postagem.
Muito mais pode ser visto na página www.flickr.com/photos/lavenere , onde um dos álbuns é dedicado ao Córrego Urubu. Vale a pena conferir!

Gambá, ou Saruê. "Ela passou a noite entre o forro e o telhado da minha casa. De madrugada ela estava indo embora e consegui fazer estas fotos, com muito pouca luz porque tava muito cedo" -relata Daniel.

Sabiá-laranjeira.

domingo, 11 de outubro de 2009

Apoios e Parcerias

Nossas Águas são Sagradas!
Nestes dois anos de existência do Movimento Salve o Urubu! realizamos muitas atividades e isto só foi possível graças aos apoiadores e parceiros que acreditaram e investiram em nosso trabalho.
Esta postagem é dedicada a eles:
O WWF-Brasil tem sido o nosso apoiador mais forte - os recursos, provenientes do Movimento Nascentes do Brasil, foram utilizados para imprimir jornais, proteger e plantar mudas, construir posto de coleta seletiva, garantir a nossa presença em eventos produzidos por outras entidades e realizar nossos próprios eventos.
A Semear Educação também esteve presente desde o início de nossa existência, a coordenação do Ecomapeamento e o início de nossas ações em comunicação são bons exemplos de sua contribuição.
A ONG Amigos do Futuro colabora principalmente no Monitoramento da Águas, em parceria com a S.O.S. Mata Atlântica – Projeto Observando os Rios.
O Instituto Oca do Sol empresta seu frondoso e acolhedor espaço para nossas reuniões semanais e Festas da Primavera.
As Administrações do Lago Norte e do Varjão estão sempre dando suporte em nossos eventos: toldo, assessoria de imprensa, água, transporte, presença...
A Central de Reciclagem do Varjão é quem recolhe e dá um destino digno ao material reaproveitável, que às vezes confundimos com lixo.
Não podemos deixar de mencionar o apoio do Projeto Água como Matriz Eco Pedagógica da UnB, que contribuiu com material para o viveiro comunitário Berço do Urubu e a semente da idéia de Bacias Irmãs, e da ONG Grito de Liberdade, que tem trazido o axé da Capoeira à nossa Eco bacia.

sábado, 3 de outubro de 2009

Histórico - Ecomapeamento

Este gráfico acima e os gráficos abaixo foram gerados a partir das pesquisas realizadas no Eco Mapeamento.








Entre o final de 2007 e o início de 2008 foi realizada um Eco-mapeamento da micro bacia do Urubu. Esta ação foi coordenada pela Semear Educação com o apoio do Movimento Salve o Urubu! e do WWF-Brasil.
Foram aplicados em torno de 300 questionários, por pesquisadores/moradores da região, colhendo dados sobre a ocupação da terra, cuidado com a água, utilização do fogo, tratamento do lixo entre muitos outros itens.
Os objetivos principais deste trabalho foram:
•Obter informações e indicadores sobre a comunidade da microbacia.
•Conhecer os interesses e demandas da comunidade, visando incluí-la nos processos políticos e de gestão do território.
•Mobilizar a comunidade para o processo de planejamento participativo.

Os dados obtidos formaram um banco de dados valioso para traçar projetos e ações dirigidos à comunidade da micro bacia do Córrego Urubu.