Amig@s do Urubu
Nesta seca tivemos o pior dos incêndios já acontecidos em nossa região. O fogo veio queimando desde a Torre Digital, descendo pela micro-bacia do Córrego Urubu e do Jerivá, queimando árvores, matando bichos e assustando a gente.
Valeu o esforço dos muitos moradores que se uniram para combater as chamas, salvando vidas. O Corpo de Bombeiros destacou pessoas e aeronaves para evitar que a tragédia fosse ainda maior.
O que podemos fazer para que na próxima seca estejamos mais preparados?
No sábado passado a Associação do Jerivá, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do DF organizou um treinamento de combate à incêndio florestal, aberto para os núcleos rurais. Do córrego Urubu tivemos cinco participantes. O treinamento durou todo o dia e o pessoal do Jerivá caprichou na produção.
Pela manhã o pessoal do Grupamento de Proteção Ambiental apresentou a parte teórica, com foco na prevenção, apresentando a parte de nomenclatura, da legislação, e do manuseio do material para o combate ao incêndio.
Na sequência saboreamos o delicioso almoço, oferecido pela Associação, que merece ser citado e agradecido. E a presença atuante da Consuelo Monte Rosa serve de exemplo para tod@s nós.
Depois do almoço o tenente Mendes convocou a tod@s para a parte prática do treinamento.
Num primeiro momento fizemos o treinamento 'a seco', aprendendo a nos organizar para o combate e a manusear o equipamento - abafadores e bombas costais.
Dá-lhe, Cida!
Depois dessa fase, partimos para o local onde treinamos 'à vera': "Sente a caloria!"
Uns mais afoitos e afeitos, outros menos, todos tivemos a oportunidade de experimentar na prática a realidade deste confronto com o fogo, este elemento vital e essencial para a vida.
No ano passado...
... o Movimento Salve o Urubu promoveu um treinamento para formação de uma brigada contra incêndio florestal. Com uma duração maior, os conteúdos teóricos e a prática puderam ser mais aprofundados. Desta vez quem ministrou o curso foi o pessoal do Prev-fogo, coordenados pela Giselle Paes Gouveia.
Primeiramente foi feito um estudo, que incluiu a análise do mapa da região com os focos dos incêndios dos últimos anos, e seguiu o Roteiro Metodológico para Elaboração de Plano Operativo de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.
O treinamento foi realizado na Casa do Saber, no alto Urubu.
As aulas duraram cinco dias e os brigadistas receberam ao final do curso uniforme próprio, abafadores e outros equipamentos. Foram formadas tres brigadas: Ligou-chegou, São Sepé e Mirante Jerivá.
E nós tod@s da micro-bacia ganhamos um Plano Operativo para a nossa região, com orientação para fazer os aceiros e outros cuidados preventivos.
Este ano de 2012 o fogo foi mais intenso do que nunca, reforçando a necessidade de nos unirmos e organizarmos para que na próxima seca estejamos mais preparados.
A brigada precisa de mais equipamentos para sua proteção e mais pessoas para somar na hora da necessidade.
Veja como você pode colaborar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário