sexta-feira, 17 de julho de 2009

Monitoramento das Águas

Beto e o kit utilizado no monitoramento
Uma das ações do Movimento Salve o Urubu! que tem se realizado de forma mais permanente e contínua é o Monitoramento das Águas, coordenado pelo Umberto Techmeier – o Beto. Esta ação, em parceria com a ONG Amigos do Futuro e a Fundação SOS Mata Atlântica, tem acontecido regularmente desde o março de 2008, todos os meses.
A idéia é que as pessoas da comunidade acompanhem este monitoramento para conhecer as condições em que se encontram as águas do Córrego e possam cuidar melhor de sua preservação. Os resultados podem ser acompanhados no site www.rededasaguas.org.br/observandoosrios - cadastro de análises – observando o Paranoá.

Beto no Viva a Mata, em São Paulo

Este trabalho tem contribuído também para dar visibilidade ao Movimento.
Por exemplo, fomos convidados a apresentar os resultados desta pesquisa e outras ações do Salve! no café da manhã da Frente Ambientalista Parlamentar em 25 de março deste ano, na Câmara dos Deputados.
E, mais recentemente, o Beto participou do evento Viva a Mata 2009, realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de maio.
A coleta do material está sendo efetuada em dois pontos: um mais perto da nascente, na Chácara da D. Joana e outro mais perto da foz, na cachoeira do Urubu.
O próximo monitoramento deverá acontecer no dia 09 de agosto, às 9h, e o ponto de encontro é a cachoeira.


Ah! segundo as leituras efetuadas até agora a qualidade da água do nosso Córrego está 'razoável'.

Nenhum comentário: