sexta-feira, 24 de julho de 2009

Histórico - Lançamento da Eco-bacia

No dia 07 de junho de 2008 o Movimento Salve o Urubu! organizou um evento para celebrar a Semana do Meio Ambiente – o lançamento da Ecobacia do Córrego Urubu.
Ser humano e natureza convivendo em harmonia
A proposta de Eco-bacia desenvolvida pela comunidade entende a microbacia hidrográfica como um espaço onde as pessoas buscam uma convivência harmoniosa com a natureza, por meio da gestão participativa dos recursos naturais e da adoção de
tecnologias que viabilizem a ocupação sustentável do solo.
Neste encontro estiveram presentes o Superintendente do Ibama – Francisco Palhares, o Presidente do IBRAM – Gustavo Souto Maior, o administrador do Lago Norte e a Administradora do Varjão, entre outras autoridades.
A atividade principal do evento foi a inauguração do Posto de Coleta Seletiva na entrada do Portal das Águas, como parte do Projeto Urubu Limpo, que promove a destinação adequada dos resíduos sólidos produzidos na região. Os parceiros da Central de Reciclagem do Varjão também marcaram presença.
O mapa da ecobacia - estava disponível para as pessoas se situarem: onde está você?
Outras atividades
Um café da manhã organizado por e para as pessoas da comunidade recebeu os convidados.
O Corpo de Bombeiros fez demonstrações de como evitar o fogo e de como combatê-lo, as crianças participaram de um jogo orientadas por uma representante do Greenpeace, o pessoal do Seu Estrelo trouxe seu maracatu candango e o grupo Grito de Liberdade, do Mestre Cobra, apresentou uma roda de capoeira e de danças afro-brasileiras.
À tarde, ainda houve uma oficina de compostagem, para o aproveitamento do ‘lixo orgânico’.
Este evento contou com o apoio do WWF-Brasil e das Administrações do Lago Norte e do Varjão.
O maracatu do Seu Estrelo e Fuá de Terreiro veio para animar a festa.

O grupo Grito de Liberdade abriu a roda para fechar as apresentações.

A galera do Salve o Urubu! em dia de gala.






Nenhum comentário: