sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Feira de Trocas na Primavera

Festa da Primavera e do lançamento do Salve o Urubu! - em setembro de 2007, com direito à Adoção de Nascente, em parceria com o IBRAM.

No mesmo ano, plantio de mudas, próximo a Cachoeira do Urubu.

Em 2008, foram realizadas diversas oficinas na Festa da Primavera.
Na foto, resultado da oficina de argila.

Entre 1995 e 1998 aconteceram 4 edições da Festa da Primavera na Cachoeira do Córrego Urubu.
Em 2007 a chegada da Primavera foi celebrada em ritmo de Movimento Permanente pela Preservação da Micro Bacia: Salve o Urubu! 24 horas no ar
Em 2008 o evento mais uma vez foi posto em Movimento: oficinas, apresentações artísticas, ações ambientais e muito mais.
Em 2009 é a vez da 7ª edição que além das atividades 'tradicionais' propõe uma novidade: I Feira de Trocas do Urubu
A Sumaya explica e convida:
"No dia 20 de novembro, das 9h às 13h, a tradicional Festa da Primavera do Núcleo Rural Córrego do Urubu abrirá espaço para a I Feira de Trocas do Urubu.
Essa nova atividade, que integra as ações do movimento de preservação Salve o Urubu!, baseia-se na idéia de que a troca também é um ato que favorece a preservação da natureza, uma vez que subverte a lógica de mercado baseada na exploração ilimitada dos recursos naturais, além de contribuir para o fortalecimento das relações comunitárias.
A feira de troca é um espaço para estabelecer novas bases de relação com o outro e com a natureza. Os produtos que não nos servem mais podem servir a outra pessoa, que por sua vez pode nos oferecer algo de que necessitamos. Essa relação não precisa ser mediada por uma moeda e não visa lucro, visa ao atendimento das necessidades de ambos que estabelecem a relação de troca, possibilitando o reaproveitamento e a reciclagem.
A feira de troca quem faz é a gente, não é um tipo de feira que a gente visita, é uma feira que a gente constrói. Então para que ela exista e seja bem bonita e proveitosa, já podemos reunindo nosso espírito comunitário, nossa vontade de construir um mundo melhor e juntar com o que temos em bom estado de conservação e não precisamos mais, como livros, CDs, revistas, roupas e outros objetos de uso doméstico ou de decoração. Depois é só levarmos tudo para o nosso espaço de troca, sem esquecermos de levar também uma esteira para a exposição dos objetos e a vontade de trocar com o outro.
A gente se encontra lá!
Ah! E lembre-se de convidar os amigos!"
No dia 19/09, sábado à tarde, a Festa vai rolar na Oca do Sol, no dia 20, domingo pela manhã o 'palco' é a Cachoeira.





Nenhum comentário: