terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Pré-História do Salve o Urubu!

Festa da Primavera na Cachoeira do Urubu, nos anos 90.
É sempre bom lembrar que o Salve o Urubu! Movimento Permanente de Preservação do Córrego Urubu nasceu em setembro de 2007, mas que há muito tempo a comunidade local já se movimentava e organizava em torno dos mesmos temas – cuidado com o meio-ambiente, regularização, etc. - em diversas associações, chegando a formar a Federação Ambientalista do Urubu.
A novidade trazida pelo Salve o Urubu! é o compromisso com um trabalho constante e permanente.
Nesta postagem vamos relembrar momentos dessa ‘pré-história’:
Vale a pena ressaltar o trabalho do ‘Seu’ Newton à frente da ANRU-Associação dos chacareiros do Núcleo Rural do Córrego Urubu, que aliado às associações dos outros Núcleos muito tem batalhado pela regularização da nossa região.

Luciano Astiko incorporando a Dona Zefa: educação ambiental com arte!

Várias festas foram realizadas na Cachoeira do Urubu nos anos 90, trazendo políticos, ambientalistas, moradores e artistas para celebrar a Primavera, as águas e chamar a atenção para os problemas que já ameaçavam o córrego.

“Salve o Visual” foi um evento realizado em 1998 pela FAU e outras associações ambientalistas, em defesa da área das cabeceiras dos córregos da micro-bacia. O grupo Carroça de Mamulengos esteve presente de corpo e arte.


O Canto do Urubu é um precursor do Urubu Correio. Nesta foto, uma edição de maio de 1998.


Pessoal do ‘Se Liga Galera’ na cachu do Urubu.


E quem lembra da ponte sobre o Córrego Urubu, que havia logo acima da cachoeira e que foi levada pela força das águas?






Nenhum comentário: